Biografia

28

Informações rápidas:

Nome completo: Sandy Leah Lima
Nascimento: 28 de janeiro de 1983
Origem: Campinas, São Paulo
Ocupação: Cantora, Compositora, Produtora Musical, Atriz e Apresentadora
Instrumentos: Vocal, violão e piano
Extensão vocal: Soprano
Carreira: 1990 – presente
Gravadora: Universal Music

Cantora com mais de vinte anos de carreira, Sandy lançou 18 álbuns, um EP e vendeu mais de 17 milhões de cópias ao longo de sua carreira, que é considerada um fenômeno no mercado fonográfico. Foi a primeira artista brasileira a tocar no Maracanã em turnê própria, apresentou-se no Rock’n Rio, reuniu público recorde de 1,2 milhão de pessoas em João Pessoa (PB) durante um show, viajou com nove mega-turnês por todo país e também ao exterior (EUA, Japão, Angola e Chile). Teve o seriado ‘Sandy e Junior’ na Rede Globo por cinco anos, foi protagonista de novela (Estrela Guia) e cinema. Já cantou em parceria com grandes nomes da música nacional e internacional como Caetano Veloso, Djavan, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Marcelo Bratke, Andrea Bocelli, Laura Pausini, Enrique Iglesias, entre outros.

Em 2007, encerrou a dupla de enorme sucesso com o irmão, Junior Lima, e, em 2010, retornou ao cenário musical com projeto solo e totalmente autoral. O primeiro álbum, Manuscrito, ganhou Disco de Platina, e sua primeira turnê, homônima ao CD, teve ingressos esgotados em praticamente todas as praças por onde passou. Em novembro de 2011, lançou seu primeiro DVD solo, “Sandy Manuscrito – Ao Vivo”, com participações especiais de Lenine, Seu Jorge e da inglesa Nerina Pallot. Em outubro deste ano, lançou “Princípios, Meios e Fins”, projeto musical de inéditas e primeiro EP da carreira.

Mesmo com foco principal na música, Sandy ainda encontrou espaço na carreira solo para se dedicar a projetos na TV e no cinema. No primeiro semestre deste ano, assumiu o comando do programa Superbonita, do GNT, foi protagonista da série “As Brasileiras”, da TV Globo, no episódio “A Reacionária do Pantanal” e também trabalhou os bastidores do TUF Brasil com um quadro fixo no Fantástico. Sandy também voltou a atuar no cinema, ao lado de Antonio Fagundes e Marrat Descartes. Com estreia em 2013, Sandy foi uma das protagonistas do longa “Quando eu era vivo”, do premiado diretor Marco Dutra e com produção RT Features. Em 2015, assume o lugar de Ivete Sangalo como jurada no programa Superstar da Rede Globo.

Além da turnê Manuscrito, a cantora viajou pelo Brasil com o “Projeto “Covers”, em que interpretou o repertório do ícone pop Michael Jackson. A turnê “paralela” passou por dez capitais e recebeu prêmio de melhor performance nacional pela Folha de S. Paulo. Em 2013, Sandy começa a rodar o Brasil com sua nova turnê, Sim.

Sandy Leah Lima (28/01/83), nasceu em Campinas, estado de São Paulo. Graduou-se em Letras pela Puc Campinas no final de 2008. Em 2014, Sandy deu luz à Theo, primeiro filho fruto de seu casamento com o músico Lucas Lima.

Sandy em números

– 25 anos de carreira
– 18 álbuns lançados e 1 EP
– Mais de 17 milhões de discos vendidos
– 11 turnês
– Cerca de 1.800 shows no Brasil e exterior
– Público estimado em 33 milhões de pessoas
– Mais de 240 músicas gravadas
– 1,2 milhão de pessoas no show de João Pessoa
– 250 mil pessoas no show do Rock’n Rio III
– 70 mil pessoas no show do Maracanã
– 8 DVDs
– 5 anos de seriado homônimo na TV Globo
– 3 filmes, 1 novela e 1 minissérie
– 65 indicações em prêmios na área musical
– Mais de 550 participações em programas de TV
– Envolvimento em mais de 50 projetos sociais

(Biografia retirada do site oficial)

No Comments

Leave a Reply