Carreira solo

41
2007 – 2009: Início da carreira solo

No ano de 2008 Sandy cantou ao lado de Paula Toller no Grammy Latino, as cantoras fizeram uma performance da música “E O Mundo Não Se Acabou”. Em maio de 2009, Sandy chega as paradas de sucesso do Canadá com o single Scandal, uma parceria experimental com o grupo de música eletrônica Crossover, atingindo o 13° lugar nos charts e ultrapassando Christina Aguilera e Katy Perry. Em 26 de maio de 2009, Sandy cantou “As Canções Que Você Fez Pra Mim”, no show especial Elas Cantam Roberto Carlos, em homenagem aos 50 anos de carreira do cantor Roberto Carlos, que está disponível em CD e DVD. Em agosto de 2009, Sandy participou do Criança Esperança, cantando a música “Ciranda da Bailarina”, de Chico Buarque, com jovens bailarinas, alunas da veterana bailarina Ana Botafogo. Em 22 de novembro, Sandy cantou com Jason Mraz no Festival Natura Nós About Us.

2010–2011: Manuscrito e Manuscrito – Ao Vivo

Após encerrar uma carreira de 17 anos ao lado do irmão, Junior Lima, em dezembro de 2007, Sandy retorna em 2010 com seu primeiro projeto solo. Autoral e de faixas inéditas, o CD contou com participação especial da cantora inglesa Nerina Pallot em uma das 13 músicas do álbum. O primeiro single chegou às rádios e na internet no mês de abril.

Por meio de seu site oficial, Sandy divulgou em 31 de março de 2010 a música “Pés Cansados”, primeiro single de seu álbum em carreira solo, cujo clipe foi gravado no Vale de La Luna, na Argentina. Uma composição da cantora em parceria com o músico Lucas Lima, Pés Cansados é a faixa de abertura do álbum “Manuscrito”, que conta com mais doze inéditas. O CD chegou às lojas dia 7 de maio. A canção Quem Eu Sou foi escolhida como segundo single do álbum e lançada para airplay em novembro. O videoclipe da faixa ganhou bastante destaque, nele a cantora incorpora diversas personagens e personalidades, incluindo a cantora britânica Amy Winehouse e a atriz Audrey Hepburn.

Em 5 de outubro, Sandy anunciou as datas da turnê e no site oficial foi confirmado que o álbum Manuscrito passou de 80 mil cópias vendidas. Em 19 de novembro de 2010 inicia sua primeira turnê solo, a Turnê Manuscrito, em Curitiba, passando também pelas cidades de São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em novembro de 2011 é lançado seu primeiro DVD solo, o Manuscrito Ao Vivo, com participações especiais de Lenine (Sem Jeito), Seu Jorge (Tão Comum) e da cantora inglesa Nerina Pallot (Dias Iguais e Idaho). O DVD foi gravado no Teatro Bradesco, em São Paulo, no dia 24 de agosto de 2011, com ingressos esgotados em menos de um dia. Também em 2011, Sandy assina um contrato milionário com a marca de cerveja Devassa, sendo a nova garota-propaganda da marca, que no ano anterior fora Paris Hilton.

Em outubro de 2011, foi anunciado que Sandy participaria do Circuito Cultural Banco do Brasil, um projeto do Banco do Brasil que promove shows inéditos onde a ideia é, a cada ano, ter grandes artistas da música brasileira abordando o repertório de um grande compositor. A cantora escolheu interpretar Michael Jackson e teve seu show elogiado pela crítica especializada.

2012–2014: Sim e retorno à atuação

Em 2012, foi divulgado pelo portal R7 um ranking listando as 10 personalidades femininas mais ricas do Brasil, onde Sandy ocupou a 5ª posição, sua fortuna é fruto de seu trabalho na música e na televisão.

Em março de 2012, Sandy assume o comando do programa Superbonita do GNT durante a licença maternidade de Luana Piovani. A cantora apresentou 6 episódios do programa. Em abril do mesmo ano, foi ao ar o episódio A Reacionária do Pantanal da série As Brasileiras, da Rede Globo, onde Sandy interpretou a personagem Gabriela, que se revolta com o relacionamento homoafetivo da mãe com outra mulher.

Em maio de 2012, foi anunciado que participaria da produção do filme Quando Eu Era Vivo, onde contracena com o ator Antônio Fagundes. No filme, Sandy fez o papel de Bruna, uma estudante de música que aluga um quarto na casa de um homem (Fagundes) e se envolve com seu filho recém-divorciado (Marat Descartes). O roteiro é baseado no livro “A Arte de Produzir Efeito Sem Causa”, do Lourenço Mutarelli. As gravações do filme tiveram início em setembro de 2012, em São Paulo. O filme recebeu críticas profissionais extremamente positivas, inclusive em relação à atuação de Sandy, e nos dias 16 e 25 de outubro de 2014 foi exibido na 9ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roma, na Itália.

Em 7 de outubro de 2012 foi anunciado o lançamento de um EP composto de cinco canções, com foco no meio digital, sob o título Princípios, Meios e Fins. O lançamento aconteceu dia 30 de outubro de 2012 pela loja virtual iTunes Store e conquistou, em menos de 12 horas, o primeiro lugar na lista dos álbuns mais vendidos no iTunes Brasil. O EP foi lançado como uma prévia de seu segundo álbum de estúdio, a cantora conta que quando 5 das 10 faixas do disco ficaram prontas, fazia muito sentido para ela lançá-las naquele momento. A canção escolhida para divulgação do EP foi “Aquela dos 30”. O videoclipe da música, dirigido por Conrado Almada (que já havia trabalhado com Sandy no videoclipe Quem Eu Sou), foi lançado no programa Fantástico, da Rede Globo, no dia 11 de novembro e, simultaneamente, no canal oficial da cantora no YouTube.

Em 2013, Sandy fez uma participação especial no filme Mato sem Cachorro. Durante uma das cenas do filme, a cantora aparece bêbada e vomitando em um policial durante uma blitz no Rio de Janeiro.

A convite da Rede Globo, Sandy também gravou uma participação especial na novela Sangue Bom, nela Sandy faz o papel de sí mesma ao ser entrevistada pela protagonista Amora (Sophie Charlotte). As gravações aconteceram no dia 17 de fevereiro de 2013, em São Paulo.

O segundo disco solo de Sandy recebeu o título de Sim e foi lançado em junho de 2013, contendo dez faixas, sendo cinco inéditas e outras cinco lançadas previamente no EP Princípios, Meios e Fins. A faixa escolhida como segundo single do álbum foi Escolho Você, cujo clipe contou com a participação do humorista Marcelo Adnet. O videoclipe ainda quebrou o recorde nacional da plataforma de vídeos VEVO, sendo o clipe que mais recebeu visualizações num período de 24 horas após seu lançamento. A estreia da ‘Turnê Sim’ aconteceu no dia 13 de abril de 2013, em Vitória (ES), e seguiu pelas principais capitais do país. Em 2014 lança o terceiro single do disco Sim, a canção Morada, que entrou para a trilha sonora da novela global Em Família e, apesar da excelente repercussão que obteve, a faixa não ganhou um videoclipe oficial. Ainda em 2014, a cantora fez um dueto na canção “Hombre de Tu Vida”, do cantor espanhol David Bisbal.

Em 2013 e 2014 os leitores do Guia Folha, da Folha de S. Paulo, elegeram a Turnê Sim como o Melhor Show Nacional do ano.

Em dezembro de 2014, Sandy é escolhida para ser Embaixadora das Mães Ultraprotetoras para a marca Johnson & Johnson, divulgando Desitin, recém-chegado produto para bebês no Brasil ao lado de Wanessa.

2015 – 2016: Superstar e Meu Canto

Em fevereiro de 2015, em entrevista à revista Hibisco, a cantora revelou que em março seu terceiro álbum de estúdio entraria em fase de pré-produção, para começar a apresentá-lo na TV ainda no primeiro semestre do ano. Porém, em decorrência de sua nova função, a de jurada, Sandy só deve voltar a produzir seu novo disco quando a segunda temporada do Superstar terminar.

No dia 16 de março de 2015 Sandy é anunciada como jurada da segunda temporada do reality show musical Superstar, da Rede Globo. Os cantores Thiaguinho e Paulo Ricardo também estrearam no programa ao lado de Sandy e a nova temporada teve início no dia 12 de abril, sendo encerrada em 12 de julho. Em julho, logo após a final do programa, a cantora anunciou que passaria por algumas cidades com uma mini-turnê até o final do ano e que a gravação de seu novo DVD ocorreria nos dias 14 e 15 de novembro de 2015 no Teatro Municipal de Niterói. Intitulada Turnê Teaser, a mini-turnê recebeu esse nome pelo fato de ser uma prévia do show que a cantora viria a apresentar em seu segundo DVD solo. Com ingressos esgotados, a cantora deu início à turnê no dia 10 de outubro na cidade de São Paulo. Em 27 de outubro, Sandy gravou uma participação especial na telenovela I Love Paraisópolis, onde interpretou a sí mesma durante uma performance de sua versão da canção “Ciranda da Bailarina” ao lado do Balé de Paraisópolis. Com participação especial dos cantores Gilberto Gil (em “Olhos Meus”) e Tiago Iorc (na faixa “Me Espera”), Sandy gravou nos dias 14 e 15 de novembro de 2015, no Teatro Municipal da cidade de Niterói, o seu segundo CD e DVD ao vivo em carreira solo, intitulado Meu Canto. A Turnê Teaser foi encerrada no dia 19 de dezembro de 2015 com show realizado em Ribeirão Preto.

No dia 10 de abril de 2016, estreou a terceira temporada do reality show musical Superstar, com Sandy acompanhada de Daniela Mercury e Paulo Ricardo no júri técnico. Em 15 de abril, Sandy participou da gravação do DVD Amanhecer, da cantora Paula Fernandes. As artistas diviram o palco para uma performance da canção “Sensações”. No dia 19 do mesmo mês, Sandy lançou sua própria linha de esmaltes e batons em parceria com a Impala Cosméticos. Em 1° de maio, a canção “Me Espera” foi lançada como primeiro single do álbum Meu Canto juntamente com seu videoclipe e, para promover a faixa, Sandy e Tiago Iorc realizaram uma performance no Superstar. “Me Espera” tornou-se o primeiro single de Sandy a alcançar o topo do iTunes Brasil. A turnê Meu Canto teve início no dia 5 de maio de 2016 na cidade de São Paulo. Em parceria com o ator Rodrigo Lombardi, Sandy gravou a canção-tema da Campanha do Agasalho de 2016 promovida pelo governo do estado de São Paulo, intitulada “Calor Pra Dar”, que foi disponibilizada no Spotify e outras plataformas de streaming. O segundo álbum ao vivo de Sandy, Meu Canto, foi lançado nas plataformas digitais (iTunes e Apple Music) no dia 17 de junho de 2016 e, no dia 24 do mesmo mês, foi lançado em CD e DVD na versão física. O DVD atingiu a primeira posição no chart Top DVDs, da ABPD. Já o CD, chegou a segunda posição no ranking Top CDs. Todas as canções inéditas do projeto (“Meu Canto”, “Me Espera”, “Salto”, “Colidiu” e “Respirar”) ganharam versão de estúdio, que foram incluídas na versão deluxe do álbum.

(Fonte: Wikipedia)

No Comments

Leave a Reply